quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Internet e Intranet na engenharia


Nessa postagem vamos fazer um pouco sobre a importância da internet e da intranet na engenharia, mas primeiro vamos definir cada uma delas.

Internet: é um grande conjunto de redes de computadores interligadas pelo mundo inteiro; de forma integrada viabilizando a conectividade independente do tipo de máquina que seja utilizada, que para manter essa multi-compatibilidade se utiliza de um conjunto de protocolos e serviços em comum, podendo assim, os usuários a ela conectados usufruir de serviços de informação de alcance mundial.
A comunicação via Internet pode ser de diversos tipos: dado, voz vídeo e multidentada.

Intranet: é uma rede interna, fechada e exclusiva, com acesso somente para os funcionários de uma determinada empresa e muitas vezes liberado somente no ambiente de trabalho e em computadores registrados na rede. A Intranet pode ou não estar conectada a internet.

A parti das definições anteriores pode-se observar que é de muita importância possuir internet e intranet em uma empresa de engenharia, pois com a internet pode-se ter acesso a dados da empresa de qualquer lugar do planeta, e também permiti da empresa sede com suas filiais ou com suas parceiras de negócios de diversas formas, agilizando assim, a produção, o fechamento de negócios  e diminuindo o custo com telefones, o que aumentaria os lucros da empresa. Como a internet nos dada toda essa facilidade de acesso a dados é importante para uma empresa proteger suas informações e intranet é um recurso que vai aumentar a segurança dos dados da empresa pois, como vimos é uma rede fechada e exclusiva o que restringe o acesso a dados, além de poder conectar empregados de uma empresa que trabalham em escritórios diferentes facilitando assim o sistema de logística. Algumas empresas e organizações permitem que parceiros de negócios e clientes tenham acesso a suas intranets de locais fora da LAN da empresa. Essas extensões de uma intranet são conhecidas como extranets.


Nenhum comentário:

Postar um comentário